quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fique por dentro do EURO 5

TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O PROCONVE P7(EURO 5)
A nova etapa PROCONVE P7 estabelece limites de emissões mais rígidos para veículos pesados a Diesel. Para ser atendida, a fase exige motores com novas tecnologias e um óleo diesel com redução do teor de enxofre a níveis baixíssimos.
O QUE GANHA O MEIO AMBIENTE
O que significa a fase P7 do Proconve?
A nova fase do Proconve P7(Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) entrará em vigor em janeiro de 2012. Essa legislação equivale à Européia EURO 5. Para que os novos limites de emissões P7 sejam atendidos, serão exigidas modificações nos motores, novos sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamentos e diesel com grande redução do teor de enxofre.
Ganhos nas emissões com a nova fase P7
A nova legislação P7 traz uma redução de 60% de óxido de nitrogênio(NOx) e de 80% das emissões de material particulado (MP) em relação à fase atual (P5, equivalente à Euro 3, válida para os veículos produzidos até dezembro de 2011). Se fizermos uma comparação com o inicio do Proconve em 1986, a redução do chamado MP (material particulado) da nova fase é de 96,3% e a de NOx, de 87,3%.
O QUE MUDA NOS VEICULOS
A nova legislação demanda a aplicação de novas tecnologias em caminhões e ônibus. Uma delas é a recirculação do gás do escapamento, chamada de EGR (Exhaust Gas Recirculation), por meio da qual esse gás retorna à admissão, reduzindo a temperatura da combustão e eliminando óxido de nitrogênio (NOx). Adicionalmente, é necessário a existência de um sistema de turboalimentação mais complexo e filtros de partículas no sistema de escapamento. A outra tecnologia é a redução catalítica seletiva, SCR(Selective Catlityc Reduction). Um reagente líquido (o ARLA 32, conhecido como Uréia) é pulverizado no gás de escapamento, provocando uma reação química no catalisador, que praticamente neutraliza a geração de NOx. Quanto ao material particulado(MP), esse poluente é reduzido no próprio motor, durante a combustão.
O QUE MUDA NO DIESEL
Nas mudanças das especificações, a principal é a redução do teor de enxofre. Hoje, o diesel comercializado no Brasil é o S500 e S1800, combustíveis com alto teor de enxofre, 500 e 1800 partes por milhão (PPM) respectivamente. Para que os novos motores Euro V funcione, é necessário que o diesel seja o S50 e futuramente S10, ou seja, haverá uma redução drástica de 500 e 800 para apenas 50 e 10 ppm, respectivamente. O novo combustível deve ter um valor mais alto e uma bomba separada nos postos. Importante salientar que o diesel tradicional continuará sendo comercializado. Esse novo diesel poderá ser utilizado nos motores atuais(Euro II, III), com vantagens de redução das emissões de material particulado, além de menor desgaste nos anéis e cilindros, menor deterioração do óleo lubrificante e consequente aumento da vida útil do motor.

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