quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BRT OU VLT, QUAL A MELHOR OPÇÃO??

BRT OU VLT, QUAL A MELHOR OPÇÃO??
O Bus Rapid Transit – BRT(“trânsito rápido de ônibus") é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Esse sistema é constituído por veículos articulados ou biarticulados que podem trafegar em canaletas específicas ou sobre vias elevadas. Em diversas cidades do mundo, a exemplo de Curitiba, Goiânia e Bogotá, foi adotado o BRT como um meio de transporte público com menor custo para sua construção, aquisição do equipamento, implantação e manutenção do que um sistema composto por trem metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT).
Curitiba foi a primeira cidade a implantar o sistema BRT. Isso ocorreu em 1979, como alternativa à construção de uma rede de metrô. Esse sistema também ganhou fama a nível mundial pelo seu planejamento em conjunto com um inovador plano do uso do solo. O sistema ganhou o nome de plano diretor, sistema onde se distribui o fluxo de crescimento demográfico em torno de eixos de transporte, e que mais tarde permitiria que fossem criados os eixos "SBTM" (Sistema Biarticulado de Transporte de Massa) principal sistema da Rede Integrada de Transporte (RIT), o qual também é conhecido pelas estações em forma de tubos de vidro, a inovação de integrar os serviços alimentadores e tronco, operados com ônibus articulados; a implantação pioneira de tarifa única integrada; e por permitir acessibilidade universal (passagem em nível) para todos os usuários.

O BRT pode utilizar veículos dos mais diversos tipos como: Trólebus, Ônibus Urbano, Ônibus Articulado, Ônibus Biarticulado, Micro-ônibus e o VLP(Veiculo Leve sobre Pneu) que é um ônibus guiado por sistema de canaletas.
Hoje, além de Curitiba, várias cidades a exemplo de São Paulo, Goiânia, Uberlândia e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário