sexta-feira, 23 de março de 2012

CHEGARAM OS NOVOS VOLARES EURO V

Miniônibus Volare com motorização Euro V chegam à rede da marca em todo o Brasil

Veículos têm nova grade dianteira, além de proporcionar maior preservação ambiental e menor consumo de combustível
Caxias do Sul (RS), 19 de março de 2012 - A Volare, líder brasileira na produção de miniônibus, apresentou, em São Paulo, a sua linha 2012 de miniônibus, com motorização que atende à norma brasileira de emissões de gases (PROCONVE P7 – Euro V). Os veículos, que começam a chegar à rede de concessionárias e representantes da marca em todo o Brasil, ganharam nova grade dianteira, com desenho honeycomb (semelhante à estrutura de uma colmeia).
Segundo Milton Susin, diretor-executivo da Volare, os novos veículos W9, DW9, W8, V8, V6 e V5 foram desenvolvidos para reduzir sensivelmente a emissão de material particulado (fumaça preta) e o consumo de combustível. “Além de mais econômicos e menos poluentes, também ganharam mais potência e torque, devido aos novos motores Cummins e MWM International, e proporcionam facilidade de manutenção em razão do diagnóstico on board”, explica Susin.
“As primeiras unidades começaram a ser fabricadas no mês passado e já estão disponíveis nas concessionárias e pontos de venda espalhados pelo Brasil. Pelo nosso planejamento ainda este mês toda a rede estará abastecida com os novos modelos Euro V”, complementa Milton Susin.
Volare W9 Limousine
O principal modelo da marca e também o mais sofisticado é o Volare W9 Limousine. Destinado ao segmento de Fretamento e Turismo, o veículo foi projetado para oferecer elevado padrão de conforto, requinte, segurança e espaço interno. É equipado com motor MWM MAXXFORCE 4.8, com potência de 165 cv, torque de 600 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm e utiliza a tecnologia SCR, que reduz as emissões de NOx para níveis muito baixos, próximos a zero, e ajuda a proporcionar economia de combustível.
“Depois de meses de estudos e testes, nosso departamento de engenharia optou por utilizar em todos os veículos o sistema SCR (Selective Catalitic Reduction) com a injeção em catalisador do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo)”, afirma Susin.
Requinte e inovação
O Volare W9 Limousine é equipado com monitores individuais em cada poltrona, que podem ser programados para reproduzir filmes, músicas, GPS, imagens e jogos, entre outros recursos proporcionados pela internet sem fio (wireless). O modelo conta com poltronas tipo Executiva Soft semileitos, mais largas (com 1.060 mm), revestidas de couro preto com costura dupla aparente na cor laranja e apoio para a cabeça em espuma viscoelástica. Esse material foi desenvolvido para se adaptar à estrutura e à altura do passageiro, acomodando-o ao banco com o máximo conforto.
Outra novidade das poltronas é que possuem porta-copos, descansa-pés integrados e cinto de segurança retrátil. O porta-pacotes ganhou novos desenho e sistema de fixação que permitiram ampliar a capacidade de bagagem para 90 l/m, contra 75 l/m do modelo anterior, além de facilitar a colocação e a retirada de volumes.
Milton Susin ressalta, ainda, que o W9 Limousine foi desenvolvido com maior utilização de componentes em plásticos de engenharia 100% recicláveis, que absorvem o impacto e colaboram para a preservação ambiental. O veículo também possui avançado sistema de câmeras para o salão de passageiros, porta de entrada, cabine do motorista e a rua e transfere as imagens para os monitores.
Alguns detalhes de acabamento interno são de material que imita a madeira, especialmente no piso e no painel de instrumentos e a iluminação é indireta, feita por LEDs em toda a extensão do salão de passageiros. O W9 Limousine também é equipado com um novo sistema de ar-condicionado “dutado”, que melhora o direcionamento do fluxo de ar e possui saídas individuais localizadas no porta-focos. Conta ainda com alto-falante integrado, plug de fone de ouvido com três canais e controle de volume.
Externamente, o Volare W9 recebeu LEDs para os conjuntos óticos – indicadores de direção dianteiros e traseiros e lanterna traseira. Também conta com LEDs nas luzes traseiras de posição, freio, delimitadoras e “brake-light”. Susin enfatiza que a tecnologia do LED representa um avanço para o segmento brasileiro de ônibus e garante maior segurança, por permitir visibilidade a grande distância.
Linha completa de miniônibus
A nova linha 2012 de miniônibus Volare é formada por seis modelos – W9, DW9, W8, V8, V6 e V5 – com diferentes configurações, para aplicação em fretamento e turismo receptivo, urbano, escolar, além de unidades especiais para saúde, delegacia móvel e transporte de detentos. Os veículos foram desenvolvidos com o objetivo de aperfeiçoar o uso do espaço interno e teve como ponto de partida a melhor ergonomia e a segurança para os passageiros e motorista.
Um dos diferenciais dos modelos W9, DW9 e W8 é a parede de separação da cabine do motorista e o salão de passageiros. Produzida em plástico de engenharia reciclável, a parede é mais leve, permite maior visibilidade e conta com uma funcional porta deslizante no lugar da tradicional porta com dobradiça. Mais fácil e prática, a porta deslizante não interfere na área de circulação e possibilita a configuração com duas poltronas a mais.
No porta-malas, os veículos apresentam um novo conceito de revestimento em plástico, em substituição ao anterior, de alumínio. A mudança proporciona redução de peso, maior resistência e proteção às bagagens, além de o plástico funcionar como isolante termoacústico, com redução do nível de ruído no salão de passageiros.
Crédito da foto: Júlio Soares
Fonte:
Secco Consultoria de Comunicação
www.secco.com.br

SAIBA COMO LIDAR COM OS MOTORES EURO V

Saiba como lidar com os caminhões equipados com motores Euro 5

14 de março de 2012 - quarta-feira | 18:50

Por Leandro Tavares,
da redação do portal
Há algum tempo só se fala em Euro 5 no setor de veículos comerciais. Proposto em 2008 na Europa, o padrão entrou em vigor no ano seguinte no Velho Continente. Agora, em 2012, chegou o momento do Brasil aderir à nova política de redução nas emissões. Desde o início do ano, as empresas aqui instaladas produzem apenas caminhões que atendem às normas do Proconve P7, e março é o último mês de vendas dos caminhões padrão Euro 3 no país.
Apesar do fato de estar sempre em pauta, ainda são muitas as dúvidas sobre o Euro 5, os diferentes sistemas adotados para a redução nas emissões (EGR e SCR), o funcionamento das fase do Proconve e o Arla 32. O portal Brasil Caminhoneiro conversou com alguns especialistas no assunto e preparou este resumo para tentar sanar as maiores dúvidas dos transportadores e caminhoneiros.
Fases do Proconve
Criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) surgiu para orientar as empresas do setor automobilístico e as fabricantes de combustíveis a focar esforços na criação de tecnologias que reduzissem as emissões poluentes.
A última fase adotada no Brasil, a P5 (que no caso de veículos movidos a diesel utilizava a tecnologia Euro 3 para reduzir as emissões), esteve em vigor de 2006 a 2008. Agora, para acompanhar o padrão de emissão na Europa, fabricantes e governo decidiram pular a norma Euro 4 e partir direto para a Euro 5.
Linha de comerciais Euro 5 da Iveco
Euro 5?
A Europa possui uma política própria de redução nas emissões, a European emission Standards. Como a maioria das companhias que fabricam veículos comerciais no Brasil é de origem europeia, o padrão deles é importado para o país e adotado nas linhas de montagem brasileiras.
O nível de emissão tolerado pelo Euro 5 (P7 no Brasil) pode ser alcançado com dois sistemas diferentes de pós-tratamento de gases: o EGR (Exhaust Gas Recirculation, ou Recirculação de Gases do Escapamento) e o SCR (Selective Catalyst Reduction, ou Catalizador de Redução Seletiva). Cada empresa teve liberdade para escolher qual tecnologia e em quais veículos da linha irá utilizar esta. “A MAN Latin America utilizará individualmente as duas tecnologias, EGR e SCR”, afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN.
Apesar das diferenças, ambos cumprem bem o propósito de não poluir tanto o ar que respiramos, tanto que eles serão usados em conjunto na próxima fase do Proconve, o P8 (Euro 6), que entra em vigor em 2016 (na Europa, ele já passa a valer em 2013).
Para que ambos os sistemas possam funcionar com perfeição, é preciso que o veículo seja abastecido com o diesel S-50 ou S-10, este último ainda não é comercializado no Brasil. “Quando o motorista usa um diesel que não seja o recomendado, além do não cumprimento às normas de emissões da legislação, ele pode danificar o sistema”, explica Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. A marca sueca optou pelo SCR nos veículos da nova linha.
Gilberto Leal, Gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil, lembra que, no Euro 5, a redução de emissões começa já no desempenho do motor. “Nós abaixamos o material particulado já dentro do motor aumentando a pressão de injeção e a pressão de combustão, fazendo uma queima melhor, uma melhor dispersão de diesel dentro da câmara de combustão”. A Mercedes também usará o sistema SCR.
Gilberto Leal explica o funcionamento do novo motor BlueTec 5
OBD, o dedo-duro de quem não anda na linha
Ambos os sistemas são monitorados pelo OBD (On-board Diagnosis), um sistema de autodiagnose que monitora constantemente o gás produzido da combustão do motor. Integrado ao computador de bordo, ele faz a verificação do gás e diz se a taxa de poluentes está dentro do permitido.
Se houver algo de errado, como a falta do Arla 32 em motores SCR, o OBD acusa e emite sinais para que o motorista regularize tudo. Com este sistema, transportadoras e órgãos fiscalizadores podem acompanhar se os motoristas estão rodando dentro dos padrões exigidos pelo P7.
De acordo com Alvaro Mariotto, responsável pelo Marketing do Produto da MAN Latin America, essas informações “ficam guardadas por cerca de 400 dias”. Desta maneira, qualquer uso prolongado do veículo sem o Arla 32 ou poluindo acima do permitido será armazenado e pode ser avaliado futuramente, eventualmente resultando até mesmo em multas no futuro.
E quais as diferenças entre o EGR e o SCR?
O EGR possui um sistema de recirculação do gás produzido no processo de combustão do motor. Graças ao OBD, é feita uma leitura da emissão. Se esta estiver dentro ou abaixo do padrão permitido, ela é liberada no ambiente. Se estiverem acima, os gases voltam ao motor para sofrerem nova queima. Mariotto destaca que mesmo com o funcionamento estendido para reduzir as emissões, este sistema não gera maior desgaste do motor.
Gráfico mostra como é o funcionamento do sistema EGR
Por sua vez, o SCR necessita do componente Arla 32 para reduzir os poluentes. A uréia, composto base do Arla, reage com os gases no catalisador, reduzindo a emissão que se transforma em gás nitrogênio e água.
Gráfico mostra como é a ligação do tanque de Arla com o catalisador
Arla 32
O Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) precisa de um tanque próprio, separado do tanque de diesel. Nos caminhões com o sistema SCR, que faz uso do componente, o OBD trabalha em conjunto com uma bomba para saber qual a quantidade da substância que precisa ser jogada junto com os gases do motor para o catalisador. “Essa tecnologia permite a redução de aproximadamente 80% de Material Particulado e 60% de Óxido de Nitrogênio (NOx)”, afirma Victor Carvalho.
O consumo de Arla a cada litro de diesel é de cerca de 5% (dependendo da marca e do modelo este número pode cair para 4% ou subir para 7%). Assim como o tanque de combustível, a sustância também possui indicador de nível no painel. Caso o Arla acabe, o OBD dá um sinal no painel de que é necessário reabastecer. O veículo roda por mais 48 horas com o tanque de Arla vazio. Assim que este tempo acabar ou o caminhão for desligado e ligado novamente, o motor perde potência. “Caso o veículo não seja reabastecido com o Arla 32, haverá a redução automática do torque em 25% (veículos de PBT menor ou igual a 16 toneladas) ou 40% (veículos de PBT maior que 16 toneladas)”, afirma Gilberto Leal, da Mercedes-Benz. Ou seja, o aviso é quase um ultimato para que seja feito o abastecimento do tanque de Arla.
A bomba de Arla regula a injeção do componente no catalisador
Um aviso aos caminhoneiros: o OBD também identifica substâncias estranhas no tanque de Arla. Se, por acaso, água for misturada ao componente, o mesmo ciclo de 48 horas se inicia, mas desta vez não basta completar o tanque. É preciso tirar o Arla contaminado e substituir por uma porção pura.
Fornecimento de diesel S-50 e Arla 32
A Petrobras garante a distribuição do diesel S-50 em todo o Brasil. De acordo com a empresa, no território nacional há pelo menos um posto a cada 100 km com o combustível na bomba. Já o Arla é garantido pelas diversas fabricantes da substância, que pode ser encontrada em posto, nas concessionárias das fabricantes de caminhões e transportadoras do país.
Fotos: Divulgação/ Mercedes-Benz

VOLARE EURO V CHEGA AO MERCADO

Miniônibus Volare com motor Euro V chega à rede de concessionárias no País
Por: Redação

Ônibus com motor Euro V atendem à norma de redução de emissão de poluentes. Foto: Júlio Soares/Divulgação
Ônibus com motor Euro V atendem à norma de redução de emissão de poluentes. Foto: Júlio Soares/Divulgação
Veículos atendem à norma de redução de poluentes

A Volare, líder brasileira na produção de miniônibus, apresentou, em São Paulo, a sua linha 2012 de miniônibus, com motorização que atende à norma brasileira de emissões de gases (PROCONVE P7 – Euro V). Os veículos, que começam a chegar à rede de concessionárias e representantes da marca em todo o Brasil, ganharam nova grade dianteira, com desenho honeycomb (semelhante à estrutura de uma colmeia).
Conforme Milton Susin, diretor-executivo da Volare, os novos veículos W9, DW9, W8, V8, V6 e V5 foram desenvolvidos para reduzir sensivelmente a emissão de material particulado (fumaça preta) e o consumo de combustível. “Além de mais econômicos e menos poluentes, também ganharam mais potência e torque, devido aos novos motores Cummins e MWM International, e proporcionam facilidade de manutenção em razão do diagnóstico on board”, explica Susin.
“As primeiras unidades começaram a ser fabricadas no mês passado e já estão disponíveis nas concessionárias e pontos de venda espalhados pelo Brasil. Pelo nosso planejamento ainda este mês toda a rede estará abastecida com os novos modelos Euro V”, complementa Milton Susin.
Volare W9 Limousine
O principal modelo da marca e também o mais sofisticado é o Volare W9 Limousine. Destinado ao segmento de Fretamento e Turismo, o veículo foi projetado para oferecer elevado padrão de conforto, requinte, segurança e espaço interno. É equipado com motor MWM MAXXFORCE 4.8, com potência de 165 cv, torque de 600 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm e utiliza a tecnologia SCR, que reduz as emissões de NOx para níveis muito baixos, próximos a zero, e ajuda a proporcionar economia de combustível.
“Depois de meses de estudos e testes, nosso departamento de engenharia optou por utilizar em todos os veículos o sistema SCR (Selective Catalitic Reduction) com a injeção em catalisador do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo)”, afirma Susin.
Requinte e inovação
O Volare W9 Limousine é equipado com monitores individuais em cada poltrona, que podem ser programados para reproduzir filmes, músicas, GPS, imagens e jogos, entre outros recursos proporcionados pela internet sem fio (wireless). O modelo conta com poltronas tipo Executiva Soft semileitos, mais largas (com 1.060 mm), revestidas de couro preto com costura dupla aparente na cor laranja e apoio para a cabeça em espuma viscoelástica. Esse material foi desenvolvido para se adaptar à estrutura e à altura do passageiro, acomodando-o ao banco com o máximo conforto.
Outra novidade das poltronas é que possuem porta-copos, descansa-pés integrados e cinto de segurança retrátil. O porta-pacotes ganhou novos desenho e sistema de fixação que permitiram ampliar a capacidade de bagagem para 90 l/m, contra 75 l/m do modelo anterior, além de facilitar a colocação e a retirada de volumes.
Milton Susin ressalta, ainda, que o W9 Limousine foi desenvolvido com maior utilização de componentes em plásticos de engenharia 100% recicláveis, que absorvem o impacto e colaboram para a preservação ambiental. O veículo também possui avançado sistema de câmeras para o salão de passageiros, porta de entrada, cabine do motorista e a rua e transfere as imagens para os monitores.
Alguns detalhes de acabamento interno são de material que imita a madeira, especialmente no piso e no painel de instrumentos e a iluminação é indireta, feita por LEDs em toda a extensão do salão de passageiros. O W9 Limousine também é equipado com um novo sistema de ar-condicionado “dutado”, que melhora o direcionamento do fluxo de ar e possui saídas individuais localizadas no porta-focos. Conta ainda com alto-falante integrado, plug de fone de ouvido com três canais e controle de volume.
Externamente, o Volare W9 recebeu LEDs para os conjuntos óticos - indicadores de direção dianteiros e traseiros e lanterna traseira. Também conta com LEDs nas luzes traseiras de posição, freio, delimitadoras e “brake-light”. Susin enfatiza que a tecnologia do LED representa um avanço para o segmento brasileiro de ônibus e garante maior segurança, por permitir visibilidade a grande distância.
Linha completa de miniônibus
A nova linha 2012 de miniônibus Volare é formada por seis modelos – W9, DW9, W8, V8, V6 e V5 – com diferentes configurações, para aplicação em fretamento e turismo receptivo, urbano, escolar, além de unidades especiais para saúde, delegacia móvel e transporte de detentos. Os veículos foram desenvolvidos com o objetivo de aperfeiçoar o uso do espaço interno e teve como ponto de partida a melhor ergonomia e a segurança para os passageiros e motorista.
Um dos diferenciais dos modelos W9, DW9 e W8 é a parede de separação da cabine do motorista e o salão de passageiros. Produzida em plástico de engenharia reciclável, a parede é mais leve, permite maior visibilidade e conta com uma funcional porta deslizante no lugar da tradicional porta com dobradiça. Mais fácil e prática, a porta deslizante não interfere na área de circulação e possibilita a configuração com duas poltronas a mais.
No porta-malas, os veículos apresentam um novo conceito de revestimento em plástico, em substituição ao anterior, de alumínio. A mudança proporciona redução de peso, maior resistência e proteção às bagagens, além de o plástico funcionar como isolante termoacústico, com redução do nível de ruído no salão de passageiros.