sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BRT... continua

Hoje, além de Curitiba, várias cidades a exemplo de São Paulo, Goiânia, Uberlândia e Rio de Janeiro, possuem esse sistema, funcionando com eficiência.
O sistema BRT, criado em Curitiba na década de 1970 pelo então prefeito, o arquiteto Jaime Lerner, é conhecido, aprovado e foi copiado em metrópoles de todos os continentes. É composto por ônibus articulados e biarticulados, e tem capacidade para transportar até 270 pessoas numa só levada. Trata-se de um transporte moderno, seguro, rápido e eficiente que trafega em canaletas exclusivas e param em estações com sistema de controle informatizado e alta tecnologia em todos os serviços.
Com relação a Salvador, o Governo do Bahia precisa se preocupar em estruturar o sistema de transporte com um modal adequado para atender não só a copa de 2014, mas sobretudo a população que irá utilizar esse serviço de forma permanente, dependendo dele para sua locomoção.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BRT OU VLT, QUAL A MELHOR OPÇÃO??

BRT OU VLT, QUAL A MELHOR OPÇÃO??
O Bus Rapid Transit – BRT(“trânsito rápido de ônibus") é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Esse sistema é constituído por veículos articulados ou biarticulados que podem trafegar em canaletas específicas ou sobre vias elevadas. Em diversas cidades do mundo, a exemplo de Curitiba, Goiânia e Bogotá, foi adotado o BRT como um meio de transporte público com menor custo para sua construção, aquisição do equipamento, implantação e manutenção do que um sistema composto por trem metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT).
Curitiba foi a primeira cidade a implantar o sistema BRT. Isso ocorreu em 1979, como alternativa à construção de uma rede de metrô. Esse sistema também ganhou fama a nível mundial pelo seu planejamento em conjunto com um inovador plano do uso do solo. O sistema ganhou o nome de plano diretor, sistema onde se distribui o fluxo de crescimento demográfico em torno de eixos de transporte, e que mais tarde permitiria que fossem criados os eixos "SBTM" (Sistema Biarticulado de Transporte de Massa) principal sistema da Rede Integrada de Transporte (RIT), o qual também é conhecido pelas estações em forma de tubos de vidro, a inovação de integrar os serviços alimentadores e tronco, operados com ônibus articulados; a implantação pioneira de tarifa única integrada; e por permitir acessibilidade universal (passagem em nível) para todos os usuários.

O BRT pode utilizar veículos dos mais diversos tipos como: Trólebus, Ônibus Urbano, Ônibus Articulado, Ônibus Biarticulado, Micro-ônibus e o VLP(Veiculo Leve sobre Pneu) que é um ônibus guiado por sistema de canaletas.
Hoje, além de Curitiba, várias cidades a exemplo de São Paulo, Goiânia, Uberlândia e Rio de Janeiro.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Na Bahia, atualmente as pessoas que trabalham com prestação de serviços de transporte de passageiros,mesmo com fretamento e turismo, estão enfrentando dificuldades para trabalhar, uma vez que, para emplacar o veiculo na categoria aluguel(placa vermelha), o DETRAN exige um OFÍCIO de um Órgão fiscalizador, ou seja, AGERBA ou PREFEITURA, gerando assim, um impasse,pois isso sempre é negado pela AGENCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS OU PREFEITUA,sob alegação de que a pessoa não ALVARÁ de LICENÇA para execução desse serviço.
Entendemos que a função do Órgão é a criação de normas e a fiscalização da prestação do serviço em si, mas não a de impedir o emplacamento do veiculo,o que sendo efetuado, lhe dará a condição de ser contratado por alguma empresa para transporte contínuo de seus funcionários,ou então esse proprietário possa atuar no segmento de turismo e viagens especiais nosso Estado, recolhendo as taxas do exercicio do poder de polícia da AGERBA,EMBRATUR etc.. cumprindo assim as exigêcias legais, podendo prover o sustento de sua família,como também a geração de emprego,o que de qualquer forma estará contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

VEM AÍ O EURO 5!!

À partir de janeiro de 2012, todos os fabricantes de caminhões e ônibus no Brasil estão obrigados a equipar os veículos com sofisticados motores ajustados aos limites de emissões de gases estabelecidos pelo Proconve P7, equivalente à norma Euro V.
A primeira diferença é no diesel. Hoje no Brasil é comercializado o diesel S500 e S1800, combustíveis com alto teor de enxofre, 500 e 1800 partes por milhão (PPM) respectivamente. Para que o Euro V funcione, o diesel terá que ser S50 e futuramente S10, ou seja, apenas 50 e 10 PPM. O novo combustível deve ter um valor mais alto e uma bomba separada nos postos. Os caminhões Euro V também poderão trabalhar com biodiesel.

Segundo Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz, esse novo combustível, aliado às mudanças feitas no motor, proporciona uma queima melhor, resultando em uma economia em torno de 3% a 8%. Esse aumento de eficiência faz com que caia a níveis próximos de zero o material particulado que sobra da queima, trazendo benefícios para o ar que respiramos e também para o óleo lubrificante, o qual produzirá menos sujeira, aumentando sua durabilidade, podendo ter um intervalo de troca mais longo. Só que essa queima maior gera mais calor e, por conseguinte aumenta a produção do outro componente responsável pela poluição, o Óxido de Nitrogênio (NOx).

É daí que vem a segunda grande mudança do Euro V, a necessidade do ARLA32, também chamado popularmente de URÉIA. O ARLA 32 será armazenado em um tanque separado, assim como o diesel. Após sair do motor, o NOx passará por uma espécie de câmara, onde sensores verificarão o nível de NOx e injetarão a quantidade necessária de ARLA 32 para quebrar essa substância, que ao reagir liberará no escapamento apenas nitrogênio puro e vapor de água.
É A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA VIDA E DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Missão deste Blog

O objetivo deste Blog é funcionar como um canal informações e atualizações sobre a linha de veículos Volare, como também receber opiniões e comentários dos leitores e seguidores, além de mantê-los informados sobre o que acontece na indústria de micro-ônibus e na legislação vigente.

Volare Blindado, novidade no mercado!

Sempre apresentando inovações no mercado, a Volare desenvolveu o primeiro miniônibus blindado do mercado brasileiro. Produzido com o objetivo de atender ao transporte de empresários e autoridades, o VOLARE W8 BLINDADO foi desenvolvido conforme normas internacionais, com nível de proteção contra armas de fogo calibres 22, Magnum 357, Magnum 44 e AK 47 7,62 x 39mm. Equipado com poltronas executivas e sistema de ar condicionado, dentre outrosopcionais, esse veiculo foi projetado para atender a uma demanda do mercado de transporte de passageiros em locais que necessitem proporcionar segurança extra aos executivos de grandes empresas.

Volare Blindado, novidade no mercado!

Sempre apresentando inovações no mercado, a Volare desenvolveu o primeiro miniônibus blindado do mercado brasileiro. Produzido com o objetivo de atender ao transporte de empresários e autoridades, o VOLARE W8 BLINDADO foi desenvolvido conforme normas internacionais, com nível de proteção contra armas de fogo calibres 22, Magnum 357, Magnum 44 e AK 47 7,62 x 39mm. Equipado com poltronas executivas e sistema de ar condicionado, dentre outrosopcionais, esse veiculo foi projetado para atender a uma demanda do mercado de transporte de passageiros em locais que necessitem proporcionar segurança extra aos executivos de grandes empresas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Volare lança Unidade Especial Escolta

Buscando cada dia expandir sua participação no mercado, a VOLARE lançou uma Unidade Móvel Especial de Escolta.
Trata-se de um veiculo equipado com celas para custódia e transporte de detentos, além de espaço confortável para o efetivo policial.
Essa Unidade é montada no modelo V8 com comprimento de até 7.385mm., altura externa 2.700mm e largura de 2.040mm, equipado com motor MWM com potência de 115CV.

Volare lança Carro Escolta



Volare, uma referência em microônibus

Lançado pela Marcopolo S/A em 1998, o Volare consolidou-se no mercado como uma referência no segmento de transporte escolar, lotação, urbano, turismo e fretamento, com um microônibus integrado(chassis e carroceria) resultado de estudos e parceria entre a Marcopolo e a Agrale, tendo esta última como fornecedora de um chassis especifico para essa linha de veículos.
Esse veiculo chegou ao mercado em 1998 com o modelo A6, objetivando suprir deficiência no transporte de passageiros em uma parcela de mercado até então atendida com certa limitação pelas Vans Sprinter, Topic e Besta.
Logo em 2001, amplia sua participação com modelo A8 e em 2002 lança sua 2ª geração com a primeira inovação de design e acabamento, criando à partir daí uma marca própria. Em 2003 dá outro passo com o modelo W8, agora um carro com dimensões bem maiores, passando a incomodar os microônibus encarroçados, os quais eram detentores da preferência de clientes, cujo serviço demandava maior capacidade de passageiros.
Oferecendo design moderno, alta tecnologia, conforto, segurança, agilidade, maior capacidade de passageiros, aliados ao baixo custo de manutenção e um excelente valor de revenda, o Volare proporciona ao seu proprietário a melhor relação custo x benefício da categoria.
Hoje, com uma participação de mercado superior a 60%, com veículos de capacidade para até 32 pessoas(executivo) e 45(escolar bus/infantil 14 anos) o Volare conta com os modelos V5, V6, V8, W8, W9 e DW9, e como mais recente inovação a Versão FLY e Limousine.
VOLARE, O MICROÔNIBUS CERTO PARA A SUA NECESSIDADE!